A técnica contábil que consiste no registro, em livros próprios, de todos os fatos administrativos resultantes da gestão do patrimônio da entidade é chamada de
Fato contábil é aquele que provoca modificação no Patrimônio da entidade, sendo, por isso, objeto de contabilização através de conta patrimonial ou conta de resultado, podendo ou não alterar o Patrimônio Líquido.
O Patrimônio é um ente extremamente dinâmico que sofre mutações a cada momento, seja pelo efeito do tempo ou da própria gestão administrativa. Aos eventos que alteram a composição qualitativa ou quantitativa do Patrimônio é o que chamamos de Fatos Administrativos ou Contábeis.
Conceituando Fatos Contábeis podemos dizer que são ocorrências que alteram a composição do Patrimônio, seja em seu aspecto qualitativo ou especifico, seja em seu aspectoquantitativo ou estatístico.
O conceito é igual ao de fato administrativo, porém que não se confunda, pois todo fato administrativo é contábil, mas nem todo fato contábil é administrativo. Como por exemplo, a ocorrência de um incêndio no estoque. Sua perda não é decorrente da vontade da gestão administrativa, mas produzirá uma variação patrimonial. Ou seja, o fato contábil comprova a existência de um fato administrativo.Não confundir
Escrituração.Fato com Ato administrativo. O Ato Administrativo, ao contrário do Fato Administrativo, não produz de imediato qualquer alteração no Patrimônio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário