Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

AUDITORIA CONTÁBIL

1 AUDITORIA CONTÁBIL – CONCEITO E APLICAÇÃO
1.1   Conceito e Objeto da Contabilidade
O surgimento da contabilidade pode ser explicado pela necessidade de suprir as limitações da memória humana mediante um processo de classificação e registro que lhe permitisse recordar facilmente as variações sucessivas de determinadas grandezas, para que em qualquer momento pudesse saber a sua dimensão. Progressivamente a contabilidade transforma-se numa fonte de informações na medida em que pode facultar a qualquer momento o conhecimento da situação da empresa e o andamento dos seus negócios.
Assim a contabilidade é uma técnica de gestão que tem como finalidade a determinação da situação patrimonial das empresas e dos seus resultados. É a ciência que tem como objetivo observar, registrar e informar os fatos econômico-financeiros acontecidos dentro de um patrimônio pertencente a uma entidade; mediante a aplicação do seu conjunto de princípios, normas, técnicas e procedimentos próprios.
O objeto da Contabilidade é o patrimônio das entidades. Patrimônio administrável e em constante alteração. 
Sua finalidade é controlar o patrimônio  das entidades, apurar o resultado das entidades, prestar informações sobre o patrimônio, sobre o resultado das entidades aos diversos usuários das informações contábeis. Modernamente as finalidades da Contabilidade são reunidas em duas: Planejamento: a informação contábil pode ser um forte suporte para o planejamento e, mais ainda, quando estabelecendo padrões, torna claras situações futuras; e, Controle: está ligado à análise das definições adotadas pela organização. O Campo de aplicação da contabilidade é qualquer pessoa física ou jurídica detentora de um patrimônio com finalidade lucrativa ou não, inclusive as de Direito Público como a União, Estados e Municípios.